Sementes de Capim - Estilosantes Campo Grande - CX 1 KG
Sku: 56B0E56A0FA26
NCM: 1209.29.00
Categoria: LeguminosasEstilosantes Campo GrandeSementes
Quantidade Disponivel: 900 Cx
Por R$ 89,00
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Estilosantes Campo Grande cv. Planaltina
O Estilosantes Campo Grande, é uma leguminosa forrageira desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte, sendo mistura física de 2 espécies: Stylosantes Capitata (80%) e S. Macrocephala (20%).
É usado principalmente em consorciação com outras pastagens, principalmente Brachiarias e Panicuns, tendo alto teor em proteína na sua composição, trazendo uma melhora no pasto oferecido aos animais, e também consegue trazer o enriquecimento do solo pela fixação de Nitrogênio.
Produz em torno de 14T/Ha de matéria seca e 200 a 300 Kg/Ha de sementes. Por possuir boa palatabilidade para bovinos, caprinos e equinos, tende a aumentar o desempenho desses animais devido ao aumento da qualidade e quantidade de forrageira produzida.
O Estilosantes se adapta facilmente aos solos arenosos e de baixa fertilidade dos cerrados brasileiros.
A quantidade de sementes para plantio pode variar, havendo necessidade de 2 a 3 Kg/Ha de sementes para a formação de pastagens novas e de 3 a 5 Kg/Ha para a formação da pastagem quando a mesma estiver degradada.
O Estilosante pode ser introduzido também em plantio direto sobre a pastagem já formada.
Atributos Técnicos
Família Leguminosa
Espécie: Stylosantes capitata e Stylosantes macrocephala
Cultivar: Campo Grande
Ciclo Vegetativo: Perene
Hábito de Crescimento: Semi-ereto
Tempo de formação: 180 dias
Altura do corte: (pastejo) com 20 cm
Matéria Seca: 8t/ha/ano
Proteina Bruta na MS: 18 a 22% da MS
Aceitabilidade: boa
Exgência em fertilidade do solo: baixa
Plantio
Profundidade de plantio: 1,0 a 2,0 cm
Forma de plantio: A lanço ou em linha, através do plantio direto ou preparo do solo pelo método convencional.
1 - O Estilosantes Campo Grande pode intoxicar o gado?
Não. O estilosantes não possui qualquer substancia tóxica para o gado. Entretanto, ele não deve ser fornecido como forragem exclusiva por mais de 30 dias, nem cobrir mais que 40% da área da pastagem consorciada.
2 - O Estilosante Campo Grande pode se tornar dominante em uma pastagem?
Esse risco não existirá se ele for plantado na proporção adequada, cobertura de 20% a 40% da pastagem e manejado na taxa de lotação recomendada, geralmente de 2 a 3ua/ha dependendo da fertilidade do solo e da época do ano.
3 - O que fazer quando o estilosantes ocupa mais de 40% da pastagem?
Caso haja de 5 a 10 plantas de Estilosantes/M2 , rebaixar a gramínea temporariamente, provocando um superpastejo até o restabelecimento da leguminosa.
4 - O Estilosantes Campo Grande recupera a pastagem degradada?
Embora contribua para melhorar a fertilidade do solo, acrescentando matéria orgânica e nitrogênio, o estilosantes não restaura os níveis de fósforo, potássio e outros nutrientes ausentes a uma pastagem degradada.
5 - Como deve ser o solo para o cultivo do estilosantes campo grande? Pode ser consorciada em pastagens já formadas?
Embora o Estilosantes Campo Grande seja muito tolerante a acidez do solo, indicada pelo PH, ele requer um nível mínimo de fertilidade representado pelos teores de fósforo (P), potássio (K) e saturação por bases (V%). O Estilosantes Campo Grande pode ser consorciado a pastagens já formadas, sem nenhuma restrição.
6 - É viável a utilização de Estilosantes Campo Grande, para pastagem consorciada na alimentação de eqüinos?
O estilosante campo grande pode ser utilizado nas pastagens para eqüinos melhorando a fertilidade do solo, aumentando a produção de forragem e a dieta dos animais, pois aumenta o teor de proteína da forragem consumida.
7 - Qual a origem dessa variedade de leguminosa e descrição morfológica?
É um cultivar registrado no ministério da agricultura pecuária e abastecimento (MAPA), formado por duas espécies distintas, ambas pertencentes ao gênero Stylosanthes: S. Macrocephala e S. Capitata. Esse cultivar foi obtido a partir da seleção de plantas dessas duas espécies, em uma área da fazenda maracujá (Campo Grande, MS).
8 - Como se deve ser o solo e o clima para o estabelecimento dessa pastagem?
O Estilosantes Campo Grande foi recomendado pela Embrapa gado de corte para regiões de clima tropical, com pluviosidade anual mínima de 700mm e máxima de 1.800 mm, não se adaptando a locais sujeitos A ocorrência de gado freqüentes ou com umidade do ar e temperatura altas o ano todo.
Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!